Informações ao Importador

Minas Gerais

Minas Gerais é um grande Estado em termos de extensão territorial e em importância econômica. É maior, por exemplo, do que paises como França, Suécia, Espanha e Japão. E a economia é comparável às da Dinamarca, Noruega, Venezuela ou Chile.
Com um Produto Interno Bruto que representa 9,6% do PIB do país e uma posição geográfica privilegiada, próxima de 78% do mercado consumidor brasileiro, Minas Gerais é o que podemos chamar de parceiro certo no lugar certo.

A terceira maior economia do Brasil

Um Estado promotor e facilitador, com uma administração pública empreendedora, ousada e inovadora. Esse é o conceito de desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais. Localizado no Sudeste do Brasil, com uma extensão territorial que abrange 7% do Pais, os 20 milhões de habitantes estão distribuídos de forma equilibrada em 853 municípios. Na capital, Belo Horizonte, vivem 2,5 milhões de habitantes. O Estado conta com uma economia diversificada. O setor de serviços responde por 59,98% do PIB, enquanto o segmento industrial representa 32,1% e a agropecuária é responsável pelos 8,01% restantes.

 

Calçados - O terceiro maior produtor de calçados do país.



Minas Gerais tem se destacado pelo incremento constante da indústria calçadista e de acessórios, ocupando a terceira posição no ranking nacional.
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a produção média estimada é de cerca de 90 milhões de pares de calçados por ano. A receita média anual do setor ultrapassa os R$ 759,78 milhões por ano.
Minas Gerais reúne cerca de 2.400 empresas, sendo 98% delas de pequeno e médio porte, tradicionalmente voltadas para o mercado interno, atuando também na área do Mercosul e no mercado norte-americano através de cooperativas.
A produção de calçados em Minas Gerais está concentrada em quatro pólos. O maior está localizado no município de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, distante 125 km de Belo Horizonte.

Um pais com um território e uma economia de dimensões continentais.
O Brasil é o quinto pais do mundo em extensão territorial e ocupa posição de destaque no continente latino-americano. A população é de 175 milhões de habitantes, o que corresponde a 40 % da América latina.
Em 2003, a economia brasileira gerou um Produto Interno Bruto de US$ 493 bilhões, o que representou 42% do PIB produzido no continente.

 

Brasil, Economia em expansão

Poucos paises realizaram uma transformação econômica tão rápida quanto o Brasil, nos últimos dez anos.
O Estado retirou-se de áreas onde era inoperante, a economia se modernizou, o Pais abriu suas fronteiras e desenvolveu uma cultura empresarial competitiva.
A inflação está sob controle desde 1994, o rendimento médio dos brasileiros cresceu 25% desde então, e 97% das crianças estão nas escolas.
Além da base industrial moderna, a produtividade na agroindústria faz do Brasil um dos grandes operadores mundiais de alimentos.

 

Crescimento

No seu período de decolagem, com o processo de industrialização por substituição de importações ( anos 50, 60 e 70 ), a economia brasileira apresentou taxas de crescimento que chegaram a 14% anuais. Desde os anos 70 a economia brasileira é uma das dez maiores do mundo.

 

População

A população brasileira, até o início dos anos 50, era de cerca de 60 milhões de habitantes,dos quais metade vivia no meio rural. Hoje, são 175 milhões de habitantes, 81% vivem em áreas urbanizadas. Por isso, poucos paises do mundo tem tantos projetos de infra-estrutura para executar.